26.2.05

Análise imediata das eleições não imediatamente feita

Poderia começar este post com uma fotografia do Sócrates por entre braços e abraços de pessoas que com bafo alcoolizado gritavam efusivamente pelo PS, essas mesmo que gostam do PS como gostam do Benfica, do Sporting e do Porto. com uma empatia que não se consegue explicar, irracional. Mas não.
Em minha opinião, modesta pois claro, este foi o pior resultado eleitoral desde outra maioria absoluta, a do PSD de Cavaco Silva. E porquê? Podendo eles decidir sem a necessidade de aprovação de diferentes sensibilidades políticas caem facilmente em autoritarismo, às vezes dificilmente detectável mas sempre com os piores efeitos.
Vamos a uma previsão das primeiras medidas do novo Primeiro Sócrates:
- Plano, choque tecnológico (se for tão eficaz como o choque fiscal dos anteriores vamos acabar a escrever estes textos à mão)
- Dar emprego a 150000 almas (mesmo que conseguisse daqui a 4 anos novamente com o PSD no poder seriam facilmente despedidos - pelo bem do défice)
- Trocar as pessoas nos cargos destinados à pasta jobs for the boys (inteligentes são aqueles que desde pequeninos se posicionam nas jotas para isso - atenção a quem estiver interessado: só funciona com a JS e a JSD)
- Alargar a Via do Infante

A subida do BE

Partido, coligação de orientação política indeterminada oriunda de extremistas do PSR e UDP. Um dia rotulados de extrema-esquerda, no seguinte de social-democratas, e passado uma semana de neo-liberais mas sempre sempre Trotskistas.
Elegeram o 2º deputado de Setúbal por 50 votos tirando um à CDU.
Não elegeram um em Aveiro por 200 votos.
Não elegeram um em Braga por 400.
Foram terceira força política em alguns distritos, em Coimbra por exemplo.
Subida assinalável. Têm dois caminhos possíveis e prováveis (por mais anatagónico que pareça): ou aumentam ainda mais a sua força ou caem no esquecimento.


A recuperação da CDU

Quem disse que o PCP-PEV estava em declínio irreversível enganou-se. A figura paternal e simpática de Jerónimo de Sousa fez ganhar 2 deputados para além de que muitos jovens (pasme-se, jovens!) ainda escolhem esta coisa agressiva e perigosa, o comunismo.

Portas bate com a porta

Aquele discurso depois de saber os resultados quase me fez chorar. Que pena eu tenho de este democrata cristão que defendia ferozmente os interesses das mulheres com o aborto, os direitos civis com a expulsão de emigrantes e a protecção de trabalhadores e reformados com o reforço da exploração do patronato e do silêncio forçado de trabalhadores.
Feiras já não era com ele... pois, quem tem cu tem medo.

Super Santana

Herói de banda desenhada às vezes parecia, tais era o fraco apoio que tinha mesmo no seu partido. No entanto estava disposto a tornar-se no Sá Carneiro versão 2.0 e ser venerado pelos seus colegas até à eternidade a todo o custo.
O "Rei das Eleições" abdicou do trono. No meio de calinadas, incompetência e subjugação aos irmãos cristãos não conseguiu captar a atenção do eleitorado - a voz rouca não ajudou.
Agora esperamos por ele nas Eleições Presidenciais... ou não.


Parece que mudou muita coisa, mas ficou tudo na mesma. Daqui a 4 anos voltam os mesmos de agora no mesmo ciclo que aparentemente não termina. Os santos de hoje são os diabos de amanhã e vice-versa.

o objectivo destas palavras não era fazer uma análise exaustiva da situação porque comentários de donos da verdade já estamos fartos de ver.

2 Comments:

At 9:26 da tarde, Blogger D said...

Bravo socio.
E pronto parece que a via do infante vai mesmo ser alargada;)

 
At 6:31 da tarde, Blogger impulsitem said...

género

 

Enviar um comentário

<< Home