11.12.04

Álbum


Volume I de um pensamento inspirado?

Inspiração. Normalmente qualquer texto deste género que se preze começa com etimologias, arcaísmos e epopeias sem fim, mas este não. Porquê? Talvez porque a necessidade de seguir uma norma, um ritmo certo é apenas um ciclo que acaba e recomeça passando pelas mesmas fases de construção.
Hoje sentei-me e pensei: “Vou começar a escrever coisas sem sentido num momento e cheias dele no momento seguinte”. Posso iniciar uma nova rotina sem me despegar dos valores anteriores totalmente? Se não, pode apagar imediatamente este ficheiro. AGORA!
Este texto jamais seria sério no tempo anterior a esta escrita por causa de alguns eruditismos vigentes que não permitem certas frases como a anterior numa redacção que se quer e eu considero, apesar de tudo, séria. E porque não? Eu sou sério, sou verdadeiro, talvez inocente e tenho o direito de achar que o que escrevo é algo seríssimo digno de uma publicação extasiada imediata para todo o mundo capaz de ler os símbolos que escrevo.
O que é inspiração? É algo que vai e vem como o sono? Desculpa de quem não tem talento. Humildemente digo que não tenho talento, recusando então proferir certas palavras como “Falta-me inspiração”.
Qualquer ser pensante é inspirado momentânea e sequencialmente. Não há outra forma. Pode faltar vontade para reproduzir essa dádiva natural, como falta vontade dos homens para tornar o Mundo e os seus seres um bloco unido. Quando a sociedade for como uma planície ao invés da montanha com cume pequeno, aguçado e cortante como é hoje, talvez se respeite a liberdade de pensamento e de escrita e todos nos libertaremos do aljube da censura moral e material.
Eu quero escrever como gosto. Quem quiser ler e libertar-se da imposição que também se nota na “literatura”, junte-se a mim e a todos os que defendem o acto criativo natural e essencial.


Até ao segundo, ainda menos “normal”.


30 de Agosto de 2004 dc, 2 e 3 da madrugada

2 Comments:

At 2:53 da tarde, Blogger KOE said...

Ora bem, eu por vezes sinto algumas vezes em que tento escrever que me falta a tal "inspiração", que não me consigo concentrar, ou que não estou contente com o que escrevo. No entanto talvez esteja a adoptar um sentido diferente da palavra. De maneira ou outra é um ponto de vista.

 
At 4:40 da tarde, Blogger L_L said...

Pois, nem mais...
Há alturas em que as coisas saem naturalmente, outras em que parece não haver qualquer predisposição para escrever...
Eu chamo-lhe "inspiração", dando esse sentido à palavra... mas como conceito abstrato que é, pode dar lugar a várias interpretações é claro...

 

Enviar um comentário

<< Home