29.1.05

Sócrates, o que não é filósofo

A propósito do artigo de opinião “Prematuro”, do director do semanário Expresso, José António Saraiva, permitam-me mandar também os meus “bitaites” sobre o secretário-geral do PS. Para mim, Sócrates é um vazio, uma fachada. Devo reconhecer, no entanto, que o homem lê bem os telepontos. Não vou sequer questionar se é ele que escreve os textos ou não, porque o que eu tenho visto e ouvido é exactamente o espelho da sua imagem: um vazio de conteúdo. José António Saraiva diz que Sócrates é um “candidato prematuro”, que “nesta altura (...) devia estar a adquirir conhecimentos em áreas que ainda domina mal, como as finanças, a economia, a educação, a justiça ou a defesa, essenciais para quem quer ser chefe de Governo”. Pois é. O triste é que o mais provável é que o país caia nas mãos do tal ignorante nestas áreas (é impressão minha ou quase tudo o que se precisa de saber para governar estava nesta lista?!?). E porque é que vai ganhar? Porque por alguma razão que eu ainda desconheço, as pessoas só “conseguem” votar no PS ou no PSD, e do outro lado está... Santana Lopes. Como Santana já mostrou o que (não) vale, vai-se experimentar este: “É a atitude de quem, perante um melão já aberto e um melão por abrir, aposta no melão por abrir sabendo que o outro não é grande coisa”. Eu não tenho nada contra o facto do Sócrates só ter PROVADO vinho aos 19 anos(!) e existirem rumores de que é paneleiro, para mim bastava-me que ele fosse um digno representante do povo, mas infelizmente não o vejo com capacidades para tal.

1 Comments:

At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sócrates VS Sócrates

"AS ApologiaS de Sócrates"

-O que eles disseram tem pouco ou nada a ver com a verdade. Da minha boca não ouvireis, todavia, senão a verdade.
-Discursos subtilmente enganosos, construídos com palavras e locuções rebuscadas, tal como os discursos dos meus acusadores.
-Considereis de preferência e atentamente apenas isto: se o que digo é justo ou não, pois nisso consiste a virtude de juiz, enquanto virtude do orador consiste em falar a verdade.
-Há aí um tal Sócrates, um sábio, ponderador dos meteoros pesquisador das coisas subterrâneas e que faz triunfar o argumento mais débil sobre o mais forte.
-Sócrates é um deliquente, culpado de indagar com impiedade os segredos que há sob a terra e no céu, de fazer prevalecer os argumentos nocivos, e de ensinar os outros a fazer o mesmo.
-Um tal Sócrates, aí posto em cena, que se vangloria de deambular pelos ares, que recita toda a espécie de tolices, acerca das quais nada compreendo, nem muito nem pouco.
-Eis, afinal, um homem que é mais sábio do que eu, quando tu dizias que eu era sábio(...) que era um dos nossos políticos. pareceu-me sábio aos olhos de muita gente principlamente aos seus próprios olhos, embora de modo algum o fosse.
-A impressão que me ficou foi esta: os que me pareceram, quando os examinava, guiado pela intenção do deus, os mais deficientes, enquanto outros, tidos e havido como inferiores, me pareceram bem superiores em saber.
-Ó homens, o mais sábio de vós é aquele que, como Sócrates, sabe que afinal de contas, o seu saber é nulo.
-É um tal Sócrates,um maltrapilho, que corrompe a juventude.
-Compreende-se que não queiram dizer a verdade...
-Sócrates é culpado de corromper a juventude, de não crer nos deuses da Cidade, mas em outros novos demónios.

- E não será a mais repreensível IGNORÂNCIA, essa de julgar conhecer o que não se conhece?

-Se me tivesse dedicado à política, já estaria morto há muito tempo, sem ter sido bom, nem para vós, nem para mim próprio.Quem combate de verdade pela justiça, se desejar viver algum tempo, temd e se remeter à vida privada, e evitar a particpação na vida pública
-Fui condenado....por falta de astúcia e de imprudência, por não ter vontade de DIZER o que teríes ESCUTADO COM GOZO....essas que estais acostumados a ouvir de outros réus.
- Se pensais que, matando homens, silenciais os que vos reprovam, porque não procedeis conforme deveis, estais enganados.

Chegado é o tempo de partirmos. Eu para a moret, vós para a VIDA. Qual dos destinos é o melhor, a não ser o deus, NINGUÉM O SABE....

Adaptado de "Apologia de Sócrates"

 

Enviar um comentário

<< Home