12.12.04

A glória atravessa continentes



Todos têm de ter alguma coisa a que se associar, filiar ou rejubilar. Uns recorrem à virgem Maria, outros a partidos ou associações politizadas e há aqueles que usam o desporto, mais propriamente o futebol para sentirem-se representados e apoiados. Eu sou um deles.
Desde cedo comecei a ouvir o nome de dois clubes: Benfica e Porto. Outros vieram por acréscimo. Graças a uma boa dose de persuasão e de auto-racionalização uns anos mais tarde, escolhi o Futebol Clube do Porto, ficando assim representado numa colectividade desportiva que leva o nome da Cidade Invicta, que tanto prezo, aos quatro cantos do mundo.
Ouvia relatos dos magníficos feitos de 87 em que conquistámos a Europa com golos das duas pontas do pé direito e o Mundo tentando empurrar a bola por entre o espesso manto branco de Tóquio. Madjer, Gomes, João Pinto eram alguns dos nomes que soavam.
Desde há mais de 10 anos que sigo a fabulosa Liga dos Campeões. Com ela vivi dos momentos mais emocionantes de sempre: Bremen 94, Barcelona 94, Milão 96, Manchester 97, Munique 01. Sempre esperei que um dia pudesse ver o Porto ganhar a maior competição de clubes do Mundo.
Em 2003 saboreio o aperitivo através da fabulosa final de Sevilha. Antes, jogos fabulosos em Atenas e no Porto contra italianos. O prato principal vem no ano seguinte. Depois de jogos incríveis em Manchester, Lyon, Corunha, Gelsenkirchen… Campeões Europeus! O caneco é nosso!
Não consigo encontrar nenhuma situação em que alegria, a festa, a emoção é tão espontânea como no futebol. Perdoem-me os cépticos mas eu gosto mesmo disto. Não há nada melhor que a vitória depois de tempos de desilusão.
Hoje, depois de penalties sufocantes o FCP conquista mais uma daquelas que atravessam continentes. E o meu nome está lá…

12 de Dezembro de 2004, depois da dita Toyota.

3 Comments:

At 5:21 da tarde, Blogger impulsitem said...

porque nós também somos muito isto

 
At 7:35 da tarde, Blogger KOE said...

o miúdo é um poeta.

 
At 1:27 da tarde, Blogger impulsitem said...

http://dragoesdecoimbra.no.sapo.pt/

 

Enviar um comentário

<< Home