18.4.05

propor por pôr ordem I

edição especial


sem viver no lugar onde se não pensa provocando,
abrigo gestos automáticos tão falsos que penso neles.
deixo cair actos falhados e letras descolam estranhas
de dentro do que sou.

cantar, sim, não aprendera nunca,
só podemos descobrir a perseguir
quando nos ensinam ao contrário.

de novo a vibrar, se não fora a primeira vez,
agora meus braços assumem contornos calculados
mas ainda vazios de terra.
são meias verdades entorpecidas
em sons desconexos tal é a desregulação.

o dorso manda estremecer
porque se vê descoberto no seu motivo vergonhoso.

querer contar tudo,
à volta da fogueira, ou lareira com vista de mármore,
quando a aritmética acabou de debitar o prazer.

em volta de querer descobrir se podia,
acabei de novo
a ouvir mais de alguém que já não aparentava saber.
no fundo fui abordar sem acreditar estar preocupado
e sem mencionar a dúvida, fui tomado como caso normal.

a melodia de fundo não cansa porque não pode,
fora de mim desconheço a paciência porque me vejo sem tempo.
parece atravessar-me no olhar do corredor novo que sempre lá esteve,
parece levar-me ao fim com segurança mas sem nada, nada.

e hei-de acrescentar